Sobre o projeto

cartaz_LOGO

O Espaço Cultural Dona Neuza, no Marback, vai sediar pela segunda vez o projeto “Ponto Sonoro”, aprovado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia com recursos do Fundo de Cultura da Bahia. O lugar é conhecido por abrigar há mais de 10 anos o tradicional “Domingo de Cabeça para baixo”, idealizado pelo produtor musical Irmão Carlos. Entre fevereiro e junho, o Ponto Sonoro vai realizar programação gratuita com atividades de formação, shows e feirinha musical voltados para quem produz e consome música independente em Salvador. Interessados em participar das oficinas e expor na feirinha podem se cadastrar no site do espaço até o dia 24/02.

Esta edição do projeto mensal, que estreia em 26 de fevereiro, tem novo formato. No primeiro dia, acontecem atividades formativas e no segundo a elas se somam a feirinha e o evento musical comandado por Irmão Carlos, batizado de “Lá em dona Neuza!”. A cada edição, o anfitrião vai receber uma banda convidada e, além disso, outra banda escolhida via curadoria vai se apresentar na abertura do projeto. A cantora Marcela Bellas e a banda Callangazoo já estão confirmados na edição de fevereiro.

O performático Irmão Carlos está terminando de gravar um CD solo com músicas novas autorais, além de regravações de outras já conhecidas da sua banda Irmão Carlos e o Catado. O resultado deste trabalho será apresentado em primeira mão no Ponto Sonoro.

A curadoria do projeto também vai selecionar doze bandas para integrarem uma coletânea que será lançada virtualmente em Junho. Cada grupo vai gravar uma faixa autoral no Estúdio Caverna do Som, que também integra o espaço.

Atividades de Formação

As atividades de formação se darão através de oficinas e palestras mensais, onde o público terá acesso gratuitamente através de inscrição no site do projeto. Serão oferecidas oficinas de Grafitti (ministrada pelo grafiteiro Samuca Santos), Percussão (ministrada pelo músico Wilton Batata), Iniciação Musical (ministrada pelo músico e professor Uirá Nogueira), Técnica de Palco (ministrada pelo técnico de som Marcos Sampaio) e Mixagem InBox (ministrada pelo produtor musical Richard Meyer).

Já as palestras vão trazer nomes que movimentam o cenário independente da Bahia para compartilhar suas experiências nas diversas áreas do universo musical. Entre eles, estão o músico e produtor musical Irmão Carlos, o produtor cultural Rogério Big Bross, o músico e designer gráfico Wendell Fernandes, o produtor Lindomar Luís e o produtor da banda Scambo, Fernando Maia.

Este projeto foi contemplado pelo edital Agitação Cultural – Dinamização em Espaços Culturais da Bahia 2015 – 2/2015.

chancela


Vermelho Limão